Qual é o seu público-alvo?

sulamericaAcabei de voltar de uma viagem à cidade de São Lourenço, fiquei 4 dias hospedada no Hotel Sul América (muito bom…ótima indicação) e pude perceber claramente quando um negócio tem todos seus serviços focados em seu público-alvo que são senhoras e senhores da “melhor” idade (depois dessa viagem, acho que realmente é a melhor idade, pois eles têm uma vitalidade impressionante!).

Os horários das refeições começam e terminam sempre cedo – café das 7 às 9 h., almoço das 12 às 14 h. e o jantar das 19 às 21 h. Nos hotéis tradicionais, começam cedo mas normalmente vão até tarde, pois algumas pessoas gostam de acordar mais tarde ou almoçar ou jantar também mais tarde. Mas esse público específico acorda bem cedo e por isso também acaba se alimentando e descansando mais cedo.

Fui com meu marido e minha filha de 3 anos e apesar de irmos para descansar (achávamos que dormiríamos um pouco mais), acabamos levantando todos os dias cedo, caso contrário, tchauzinho para o café.

No hotel, existe um playground e uma área de recreação para as crianças, porém não há recreadores o dia todo, além disso, eles não cuidam das crianças, apenas “dão uma olhadinha”. Sendo assim, meu marido e eu não conseguimos almoçar e jantar com toda a tranquilidade (afinal quem consegue conter uma criança de 3 anos à mesa por muito tempo?). E muito menos participar das festas noturnas (que começavam às 21 e iam até umas 23 h.), afinal tínhamos que nos revezar no cuidado de nossa “baixinha”.

E apesar de tudo isso, ficamos insatisfeitos com o hotel? De forma nenhuma, pois entendemos claramente que não somos o público-alvo dele, havia poucos casais como nós, com filhos pequenos. Sendo assim, não há motivo em investir em algo que pouco retorno trará.

Afinal, nós podemos voltar lá daqui a alguns anos, mas aqueles senhores e senhoras voltam todos os anos, pois se sentem em casa por serem tão bem tratados.

Quando se tem consciência de qual é o seu público-alvo, fica mais fácil oferecer exatamente o que ele deseja e atendê-lo da melhor forma possível, mesmo que você perca alguns clientes. Quando não se sabe, quer atender a todos e na realidade não atende ninguém!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s