A importância do autoconhecimento no mundo dos negócios

Será que somos o que pensamos que somos ou aquilo que as pessoas acham que somos ou não sabemos realmente quem somos?

Posso afirmar, depois de ministrar tantos treinamentos de desenvolvimento pessoal que, normalmente as pessoas acreditam que se conhecem muito bem, porém após alguns testes e dinâmicas, elas se deparam com uma outra realidade, pois observam que a imagem que têm de si próprias e aquela que as pessoas têm sobre elas, muitas vezes, são totalmente contraditórias.

E por que essa discrepância?

A vida é uma grande peça de teatro e todos nós somos seus atores onde nos caracterizamos de alguns personagens para esconder coisas que não gostamos e não queremos que os outros descubram, pois irá mostrar nosso lado mais fraco, porém esquecemos que por atuarmos dessa forma não nos permitimos descobrir e revelar nossos maiores talentos e forças, fazendo com que muitas oportunidades sejam perdidas ao longo de nossa vida e conseqüentemente não permitimos que as pessoas nos conheçam verdadeiramente.

Uma pesquisa realizada entre 2006 e 2007 por dois professores da Dom Cabral com 50 presidentes de grandes empresas constatou que o autoconhecimento não é considerado um item relevante no desenvolvimento pessoal e profissional e isto se torna um grande problema apesar de muitos não terem a mínima noção do quanto influencia seu presente e futuro.

Encontro em meus treinamentos e consultorias, empreendedores e executivos insatisfeitos com sua vida, mesmo atingindo uma situação financeira excelente. Quando questionados o por quê dessa situação muitos respondem “não sei”. Isso significa que essas pessoas não se conhecem, pois nunca se perguntaram: “o que eu gosto de fazer, o que não gosto, quais são minhas qualidades e defeitos, quais meus talentos, o que eu QUERO REALMENTE”.

E por que as pessoas não fazem essas perguntas para si? Pois têm medo da realidade, de enfrentar as pessoas, enfim, da MUDANÇA que precisa fazer para ter resultados diferentes, afinal é mais cômodo ficar na mesma situação do que lidar com novas circunstâncias.

Esse medo faz com que os projetos pessoais sejam adiados, que outras pessoas sejam mais valorizadas do que a si próprio, até que um dia, passado tanto tempo, não exista mais energia e talvez, tempo, para ser EU MESMO.

Vamos lá! Crie coragem! Deixe seus personagens de lado e comece seu processo de autoconhecimento com a primeira pergunta: “Quem sou eu?”. A resposta não está no seu presente, mas no seu passado, se lembre da criança sonhadora que ainda está dentro de você e peça para que ela responda.

Você encontrará seu verdadeiro EU em um resgate de seus valores, princípios e sonhos. Após essa fase, você estará pronto para estabelecer suas metas e descobrir o que realmente te trará realização.

Anúncios

Um comentário sobre “A importância do autoconhecimento no mundo dos negócios

  1. Pingback: Game CDI LAN | Consultando um especialista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s