Tudo começa com um sonho…

Qual seu maior sonho ou quais são seus maiores sonhos? Vários podem ser os sonhos: casa, carro, viagem, casar, ter filhos, ser mais magro, enriquecer, estudar e obter independência por meio de um negócio próprio.

Sonhar é muito importante, mas não é só isso. Ele é apenas o primeiro passo para se alcançar o que se quer. Ficar apenas sonhando pode ser muito gostoso afinal não se gasta nada e não existe risco, mas também nada se faz.

Se quero que esse sonho se transforme em realidade, preciso que exista um desejo muito forte para que eu parta em busca dele, pois exigirá muita dedicação, comprometimento e riscos.

Ao verificar que realmente é isso que quero, preciso transformar esse desejo em meta e essa é a grande dificuldade das pessoas.

As metas podem ser divididas em pessoal, familiar, saúde, intelectual, social e empresarial/ profissional.

Até aí, tudo bem, você já deve ter visto isso, mas como escrever uma meta? Lá vão os passos para que você comece a estabelecê-la:

1. Tudo começa com seu sonho, feche os olhos (não precisa dormir, podemos sonhar acordados) e construa um cenário de como você se vê daqui 20, 10, 5 anos ou menos. Perceba todos os detalhes, pessoas que estão com você, sua postura.

2. Agora, é hora de começar a colocar isso no papel. Especifique todos os detalhes dessa visão, seja o mais detalhista possível. Afinal, cuidado com o que você pede para vida que ela te dá.

3. Quanto isso vai te custar? Quanto você quer ganhar? Coloque valores, pois eles servirão para te guiar, é um índice.

4. O que você precisará fazer para alcançar seu sonho? Aqui você fará um plano de ação para atingir sua meta para verificar sua viabilidade.

5. Por que esse sonho é tão importante para VOCÊ? Se você estiver fazendo algo apenas para contentar outras pessoas, pode ser que você fique desmotivado e não conseguirá trabalhar em pró de sua meta.

6. Até quando você quer atingir sua meta? Coloque uma data final senão ficará igual àquele regime de segunda-feira que nunca começa.

Cuidado para não terceirizar suas metas, isto quer dizer, ter netos (afinal não depende de você), montar negócio para esposa, filho ou marido (será que eles querem?), fazer seu filho fazer faculdade (só depende da vontade dele). Afinal a meta é sua e se você colocar isso na mão de outras pessoas poderá se frustrar.

Toda meta deve ter um grande significado e desafio para VOCÊ, pode ser que as pessoas achem uma grande bobagem ou não acreditem, mas isso não importa.

Verifique o que faz seu coração bater mais forte e escreva sua meta, não tenha medo, talvez o retorno de sua motivação esteja nesse processo.

Aguarde o próximo post, darei um exemplo de como estabelecer uma meta empresarial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s