Filme: “Coach Carter – Treino para a Vida”

Coach CarterEste filme é baseado na história real de Ken Carter, um treinador (coach) de basquete que deseja transformar a vida de garotos de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação.

Carter, proprietário de uma loja de materiais esportivos, se depara com um convite para se tornar treinador do Colégio Richmond onde havia estudado e jogado basquete com inúmeros recordes que não haviam sido quebrados.

Mas o desafio era grande, o time na última temporada ganhou apenas 4 jogos e perdeu 22. Os jogadores eram briguentos, sem nenhuma disciplina e regras, mas Carter acreditava que podia transformá-los.

O basquete não deveria ser uma desculpa para estar na escola, mas uma conquista obtendo boas notas e presença nas aulas e assim, Carter decide impor regras que a princípio deixam pais, professores e alunos inconformados, mas ele não se importa, pois sabe o que precisa fazer para chegar onde deseja.

Carter faz com que esses garotos comecem a visualizar um mundo diferente, com a possibilidade de irem para a universidade, de não pertecerem ao mundo que seus pais e amigos fazem parte, o das drogas e do crime, enfim, podem se tornar verdadeiros cidadãos e profissionais.

Esses meninos descobrem suas potencialidades, sua autoconfiança e auto-estima aumentam, aprendem o que é ser uma equipe, ajudando uns aos outros. Aprendem a ganhar e a perder, como ocorre em nossa vida.

Vamos analisar esse filme com foco na liderança nas empresas, principalmente voltado ao processo de Execução que segundo Ram Charam é um grande problema, pois a maioria dos executivos estão preocupados com as estratégias, mas não com a execução e por isso os resultados não aparecem.

1. Carter gostava de desafios, pois como esportista e empresário, isso fazia parte de sua vida. E assim, é o líder, eternamente movido a desafios, senão sua vida não tem sentido.

2. Carter gostava de pessoas e acreditava que todas podiam desenvolver seu potencial, porém precisavam se conhecer realmente para que pudessem fazer a diferença em suas vidas, por isso fazia com que os garotos chegassem ao limite do corpo, da mente, da alma. Era absolutamente transparente, não ficava com medo de melindrar, de causar uma revolução, de perder os garotos; trabalhava o processo de feedback de forma brilhante, “o que você faz bem… o que você não faz e como pode fazer”.

Vejo que várias pessoas que estão exercendo a liderança atualmente não estão preparadas para isso, pois primeiro, não gostam de pessoas, não se importam com elas, as enxergam apenas como um objeto para atingirem seus objetivos e por isso, muitas vezes não conseguem. E segundo, não saber trabalhar o processo de vital importância nas relações pessoais que é o feedback. Alguns têm muito medo em dar o feedback e serem vistos como “mauzinhos” da empresa, preferindo ficar “de bem” com todos, outros acreditam que o feedback só é utilizado quando ocorreu algo errado e aí também o resultado não aparece. Acredito que esse assunto merece um post próprio que depois escreverei.

3. Carter ao testar os jogadores, começa a colocá-los nas posições mais adequadas. Nas empresas, muitas pessoas são colocadas em posições que não possuem a competência necessária e por isso, muitas vezes são descartadas ou discriminadas. Deve-se haver um estudo mais aprofundado das competências profissionais para termos pessoas certas nos lugares certos.

4. Carter podia exigir resultados, pois sabia que era possível, afinal ele também fora aluno daquela escola, passou pelas mesmas situações daqueles garotos, foi um brilhante jogador e conseguiu dar a volta por cima, estudar e se tornar um empresário. Quantos líderes que vemos nas empresas que elaboram estratégias maravilhosas, mas não sabem como excutá-las e quando questionados dizem: “eu sou pago para pensar… vocês são pagos para fazer!”. Mas como executar algo que nem o líder sabe por onde começar? O líder precisa dar a direção, mostrar que é possível e que está com a equipe em todo o processo, caso contrário, a credibilidade do líder começa a cair e seus funcionários não o seguem. Imagine o Coach Carter dizendo para seus garotos que eles podem ter uma vida diferente se a dele não tivesse sido… será que eles o seguiriam? O que você acha de um médico endocrinologista obeso que te diz que é possível emagrecer de forma natural?

Os líderes precisam ser um exemplo!

5. Existia um garoto (Cruz) que sempre entrava em embate com Carter que sempre o questionava e desafiava: “Do que você tem medo?”. Após passar por muitas coisas, esse garoto responde a essa pergunta: “Temos medo do nosso próprio brilho!”.

O verdadeiro líder é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se relaciona para ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e saibam lidar com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba que para obter um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas, o líder conseguiu formar uma verdadeira equipe.

Nosso ativo mais importante na empresa é formado pelas pessoas. Nenhuma estratégia dará resultado se não conseguir ter pessoas para operacionalizá-las. Por isso, passe a valorizá-las!

131 comentários sobre “Filme: “Coach Carter – Treino para a Vida”

  1. Olá !
    Obrigada pela dica.

    Gostei do filme. Fica claro que a competência essencial de um líder é a administração de conflitos.

    Semelhantemente ao filme , as organizações /sistema social (leia-se “Gente”) são compostas por pessoas com características próprias de personalidade, história de vida, anseios e EXPECTATIVAS.

    Fica fácil entender a origem do conflito. O difícil é administrar e principalmente dissolver. Só mesmo o “Super Líder”…rsrs

    Cabe a este Líder/Coach estar sempre pronto para ouvir, identificar os elementos do conflito/competição facilitando o “empate” ( o ganha-ganha entre as partes).

    Quando existe a competição (estou falando da destrutiva) gasta-se energia,tempo e dinheiro.

    A “boa” competição é retratada belissímamente nesse filme.

    Não sei se vocês concordam comigo…

    De toda forma:

    Bom filme !

    Um abraço carinhoso e até mais, Eliana Diniz

  2. Willian

    Gente por favor alguem pode me ajudar responde essas perguntinhas sobre o filme???

    1- Como era o rela cionamento dos jogadore do timede basquete do colégio Richmond?

    2- Qual foi a Intenção do tecnico ao propor um contrato aos jogadores?

    3- O que você achou dos alunos terem o seu direito de participarem do time se respeitassem algumas regras como: terem uma média de 5.75, participassem de trabalho voluntario, usassem roupas adequadas e tratassem-se com respeito?

    4- O que os pais dos jogadores acharam desse contrato?Por que?

    5- Ao tentar voltar a equipe, Cruz não consegue completar a punição dada a ele peli tecnico. Seus colegas ao verem derrotado começam a fazer os exercicios por ele. Que sentimento o tecnico despertou na equipe?

    6- Ao receber os boletins apontando o pessimo rendimento de sua equipe. o Tecnico suspende os treinos e os jogos. Voce concorda com essa atitude? Por que?

    7- Quando o conselho de escola vota a favor do encerramento da suspenssão, que recado esta atitude passa as pessoas? O que é mais importante para eles?

    8- Segundo o filme, oq ue é necessario para que uma pessoa vença na vida?

    9- E voce se encaixa nas regras criadas por Carter? Por que?

    Por favor se alguem poder ajudar, eu preciso disso para hoje…
    Brigadohhh

    1. Lais

      1- Era em um vínculo amizade/brigas,ou seja,um dia estavam brigando outro estavam entre amigos.
      2-A intenção de Carter foi uni o esporte com a disciplina e educação,pois o objetivo dele era que os jogadores fosse bem sucedidos tanto nos estudos como no basquete.
      3- Achei ótimo,pois para se conseguir tudo na vida existe regras e as mesmas devem ser seguidas para o ampliamento de alguma parte pessoal do índivíduo e também para mostrar que a pessoa integrante no time merece o que conquistou (estar no time).
      4-Eles ficaram incorfomados,pois eles achavam que não precisava de tantas regras para entrar em um misero esporte.
      5-O sentimento de soledariedade para com o outro.
      6-Sim,pois ele impôs um contrato com as regras a serem seguidas e sua equipe,mesmo ciente desses termos,desrespeito os mesmos e para toda regra não cumprida existe uma punição.
      7-Isso passa uma atitude reacionária da escola,pois a mesma não deseja a evolução dos mesmos.O mais importante para eles é que os alunos (no caso,os jogadores do time de basquete) passem de ano,mesmo que isso seja sem aprender.
      8- Precisa de motivação,estratégias,regras (e respeitá-las).
      9- Sim,muitas ainda preciso aperfeiçoar,pois ninguém é perfeito.

      Espero ter ajudado.

  3. alex

    uma duvida, eu e o meu grupo d trabalho temos fazer um trabalho remetendo ao filme em questao. o lider formal é obvio k é Carter contudo esta dificil identificar o lider informal. alguem tem alguma ideia de quem sera?

    1. Lais

      Para mim é a escola a líder informal,pois a mesma não concorda com os fins de Carter,que seria as regras impostas por ele,ou seja,não está a favor de seguir o mesmo.

  4. CM

    Alex o lider informal parece-me tratar-se de Cruz na medida que é akele que mais se destaca na equipa por estar em constante competição com o lider formal (carter) e pela influencia que faz no grupo (por ex a cena em que todos o ajudam para poder voltar para a equipa).

  5. Vanessa B. Batti

    Olá. Eu e minha equipe temos que fazer um trabalho sobre este filme, gostariamos de fazer uma dinamica…Alguem tem algo relacionado ao filme para me ajudar???
    Obrigada.

  6. Maria

    oi!!!!
    Por favor me ajudem!!!!
    me falem um pouco do filme,pois tenho um trabalho para fazer e ñ consegui assistir o filme!!!me mandem informações”””
    valeu!
    xau

  7. Leticia

    Ola tem alguem para me ajudar eu achei muito bo este filme tem partes que sinceramente agente se emociona, eu tenho que fazer um trabalho e a questao é fazer um texto comparativo com as atitudes do tecnico dos alunos e dos pais e pra entregar hoje eu tenho 30min. para fazer.

    Alguem pode me ajudar?

    Valeu

  8. Filme ótimo , Preciso da ajuda de vocs , Me ajudem a responder este questionário ! Por favor .

    1 – Que tipo de influência este filme,tem com a sua vida ?

    2 – Quais as caracteristicas,Observadas no filme,voc tem que ter para vencer na vida !

  9. fernanda

    por favor!!

    me ajudem tenho um trabalho para fazer e gostaria muito que vcs me respondeçe algumas perguntas: como os alunos eram vistos pela sociedade e pelos professores da escola?
    como os alunos reagiram as regras impostas pelo treinador CARTER?
    quis foram as consequencias finais?
    por favor me respondam logo pois, não tenho o filme para assistir, e preciso muito dessas respostas, me ajudem!! só de ler o cometario sobre o filme já da para perceber que o filme é muito bom!! uma lição de vida para cada um de nós!!!

    OBRIGADA!!!

    1. anelise

      como os alunos reagiram as regras impostas pelo treinador CARTER? – no começo nao gostaram nem um pouco da ideia mas depois viram que o treinados carter estava pensando no melhor para eles.

      quis foram as consequencias finais? – o time Reinchmod nao venceu o jogo final mas 9 jogadores ganharam bolsa de estudos e entraram para a faculdade.

      é isso q eu sei :S bjs

  10. Filipe Ferreira

    Essas pessoas que vem ao blog para pedirem ajuda sobre o filme é que deveriam assisti-lo. Pois não se vence na vida pedindo aos outros que faça seu trabalho!

  11. Lisa

    Ótimo filme, assti na faculdade e tenho que fazer um trabalho sobre ele. Faço educação física, e é incrível como esse filme mostra diversos valores para a melhor condiçao de vida dos jogadores, nao é focado no ato de jogar basquete simplesmente abrange a vida e seus varios setores de vivencia.

  12. walquíria

    Oiii , intão eu tenho um trabalho pra fazer encima desse filme e não seei :S
    se alguém puder me ajudar com essas perguntinhas : Enredo do filme
    contribuição do filme para o estudo da disciplina (educação física)
    Contribuições do filme para sua formação
    recursos mais explorados: desempenho dos atores?música?imagens?diálogos?reursos tecnológicos?

  13. esse fiLme nos ensina a sempre daros importancia e acreditarmos nas competencias de nossos educancos e administrarmos nossas salas de aulas como num jogO.para que vençam na vida e descubram a verdadeira contribuição de nossos ensinamentos..assistam ao filme …….massa de mais …

  14. stephanie

    bom.. gostaria que alguem me ajudasse em uma questao do meu trabalho, se nao for encomondo, é que realmente nao consegui resolve-la. Quem souber me responder, favor entrar em contato pelo meu e-mail : fanny.crawford@hotmail.com

    ” quando o conselho da escola vota a favor do encerramento da suspensão, que recado esta atitude passa para as pessoas? O que é mais impotante para eles? ”

    obrigada gente (:

  15. Oie , bom eu assistir o filme Coach Carte ‘ Treino para vida’ eu pode perceber, que o filme trouxe estrategias para a vida , então mostra que nós não devemos jugar as pessoas só pela aparencia … pois se vc juga essa pessoa só pela apaarecia , essa pessoa pode ser uma pessoa que vc nunca viu na vida![…]
    Amei o filme
    obrigada !

  16. Maxuel Vicent

    Faço engenharia de produção tenho que fazer um trabalho sobre o exemplo de liderança que o treinador passa para sua equipe.
    Alguém pode me dizer se ele e um líder que exerce uma influência sobre sua equipe ou um líder que usufrui mais do poder com sua equipe?

    1. Lais

      Ele é um líder que exerce uma influência sobre sua equipe,pois foi através dele que a equipe se motivo para estudar e para vencer as competições.Bem,é isso:)

  17. Naiara

    esse filme é muito interesanti quem nunca asistil pos asista por que ele fala de tudo um pouco que tem no mundo e também da gravideis na adolesecia

  18. Márcia L.R.Rieira

    Oie , não tenho nenhuma pergunta a fazer , apenas agradecer , o artigo que vocês fizeram está completíssimo , ObrigadO, , fizeram um ótimo trabalho . Tudo de bom, até.

  19. Cristiane Rodrigues

    gostaria que me desse sugestoes ou uma dinamica para trabalhar esse filme com os professores.
    desde já muito obrigada aguardo resposta urgente

  20. eduarda gonçalves alves

    eu adorei esse filme,eu assisti na minha sala de aula e agora na semana que vem vou ter que fazer uma prova sobre ele.Me desejem sorte!

  21. Eu tenho q fazer um trabalho sobre esse filme tenho q saber : diciplina,meta,equipe,liderança,exemplo,apoio a pessoa a quem confia pf é urgentee se alguen poder me ajudar agradeço !!😄

  22. raquel

    Gostei muito do filme , coach carter foi tema do meu trabalho escolar ,foi irado aprendemos que um verdadeiro líder é transformador de pessos e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento. Se alguém souber mas oque um verdadeiro líder precisa fazer reponda-me por favor
    ObRiGaDa!!!
    Raquelsinha.

  23. raquel

    Gostei muito do filme coach carter, foi tema do meu trabalho escolar ,foi irado, aprendemos que um verdadeiro líder é transformador de pessos e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento. Se alguém souber mas oque um verdadeiro líder precisa fazer reponda-me por favor
    ObRiGaDa!!!
    Raquelsinha.

  24. polyanna

    Alguem sabe me responder ?
    qual foi o método diaginóstico utilizado pelo treinador.
    Qual foi o método de trinamento adotado e os resultado alcançados.
    Mandem sugestões de de mudança a fim de tornar o trinamento mais efetivo.
    Obrigada!

  25. lana preta !

    [aaa] muito muito top zika esse filme , manoow chorei muito no final , uma grande lição de vida ! 8° anos adoraram este filme ! estão de parabens [: *-*

  26. raquel mendes

    bom eu adorei este filme poww que lição de vida !
    bem meu professo de fisica pediu para que eu fisesse
    uns comentarios sobre este filme !
    ei obrigada pelas dicas forão esenciais !!!!!!!
    muito obrigdaaaa =@

  27. roberta rodrigues de almeida

    gente tenho que faser um relatorio sobre esse filme mas nao deu tempo de assistir … tem alguem q leu e possa me ajudar ????? ….
    beijinhusss muito obrigado …

  28. Cristina Sochacki

    Fiz um cursode gestao e o site foi citado, resolvi consultar e gostei muito. A empresa que nos deu o curso foi a Wisnet em SP. Gostaria de receber materiais de vcs !!

    Obrigada !

  29. Paulo Alves

    Sobre esse filme, minha professora passou uma série de questões. Teve uma que eu não consegui ainda responder. Se alguém puder me ajudar com essa resposta, agradeço!!
    “como vc analisa a posição dos colegas do treinador – os professores no início do filme? E por que eles mudaram de atitude?”

  30. nadja

    gente algem pode me filme? 1.a importancia do esporte na vida dos personagens 2.personagens quemais chamou a atenção,justifique 3.problemas sociais abordados no filme 4.liçao de vida observada. ajudar a responder essas perguntas abordadas do

  31. Wellerson

    alguem pode me dizer qual o nome da musica que toca no filme
    é mais o menos assim
    o tecnico esta na quadra com o time ae a camera da um zoom na bola ae começa a tocar um piano, a a musica começa

  32. aparecida ferreira sntos

    gostei do filme mas por favor me responda as perguntas diga 15 pontos positivos e 10 pontos negativos? quais os fundamentos do basquete com os nomes que o treinador colocou e explique -os

  33. oii pessoal …Presiço de ajudaaa tenhoo um trabalhoo da esçolaa paraa fazer da materia de educaçao fisica…
    1-Analisar a personalidade do professor?
    2-Dar para conciliar o sucesso no estudo com o sucesso no esporte?justifique?
    3-Vencer no esporte e vencer na vida?justifique?
    4-Voce concorda com o comportamento da direçao da escola?
    5-O Apoio dos pais e essencial para o sucesso dos filhos?
    6-De que outra maneira o esporte contribui para o sucesso das pessoas, considere os fatos ocorrido no filme?

  34. gente ajuda eu ai e um trbalho A=q uais as caracteristicas da escolas dos alunos e dos outros professores B=qual era o objetivo do professor em relaçao aos alunos C=qual a mensagem principal do filme D=vc se identificou com algum personagem explique POR FAVOR ME AJUDEM PRECISO PRA HJ

  35. JUNIMAR ALVES

    a paciência é a virtude dos fortes, administrar com fé e ser persistente é acreditar que as barreiras serão ultrapasssadas pela vontade de fazer a diferença e chegar ao topo como vencedor.

    Junimar Alves
    Estudadnte de Administração FAESF- PEDREIRAS-MA

  36. JUNIMAR ALVES

    olá alunos.
    o filme nos mostra a discriminação pela sociedade em ver os jovens como seres que não tem competência e disciplina e por serem rebeldes, mas ha uma esperença só somos errados ate o dia em que agente quer, ter disciplina e vontade de vencer e juntar a educação com a vontade de brilhar e chegar ao ponto onde queremos que é a realização de nossos objetivos, mas pra isso acontecer precisamos dá o primeiro passo e ter apoio da familia dos amigos e de todos que torcem pela gente, o dificil é começar, com dedicação aos estudos e nao desistir, pois somente os fortes resistem e somemte quem tem coragem esplandece para o resto da vida.
    um abraço Junimar
    Estudante de Administração FAESF- PEDREIRAS MA.

  37. Ninoo

    gente ajuda eu ai e um trbalho A=q uais as caracteristicas da escolas dos alunos e dos outros professores B=qual era o objetivo do professor em relaçao aos alunos C=qual a mensagem principal do filme D=vc se identificou com algum personagem explique POR

  38. aaaaa eu adoreiiii
    este filme retrata que a vida
    nos mostra que todos nós temos valores mas nós temos que nos valorizar para que o mundo te valorize e que nós também somios líderesb de nossa própria vida…….

  39. helena gil

    eu nao assisti a filme direito a minha turma estava falando muito e o som estava baixo,e ainda tinha que escrever o resumo desse filme para muito pouco tempo

  40. Willian Peris

    Excelente dia amigo. Seu comentário a respeito do filme é brilante. Gostaria que me enviasse o link de seu post sobre feedback, pois acretido que ajudará e muito em meu negócio. Se tiver algo sobre coach, ficaria extremamente grato em receber. Um grande abraço, continue o belíssimo trabalho.

  41. Ferlaine

    Eu preciso muito de uma analise do filme John Carter entre dois mundos, e pra falar como John Carter e como lider seus pontos positivos e negativos, preciso pra amanhã, POR FAVOR me AJUDEM !!!…

  42. Pingback: Auto Mecânica WM | Desde 1989 | www.automecanicawm.wordpress.com | renanbarreto88

  43. flavia vaz

    alguem pode me ajudar nestas aqui=
    1)o que é um contrato?como funciona?
    2)escreva três cláusulas que constavam no contrato de carter.
    me ajuda por favor é para a segunda de manha tem que ta pronto domingo de noite

  44. Lorraine

    1-Por que o treinador passou a sofrer ameaças e agressões?Os alunos ficaram a favor ou contra ele?
    2-Os alunos de Richmont não tinham grandes perspectivas de vida.Metade deles não chegava a terminar o ensino médio.O que a disciplina de Carter permitiu que alcançalssem?

  45. Hemerson

    COMO O TÉCNICO CARTER UTILIZAVA SUA AUTORIDADE E PODER ?
    QUAIS CARACTERÍSTICAS PERCEBEMOS INFLUENCIAR NA DIMENSÃO PESSOAL DE LIDERANÇA DO TÉCNICO ?(PROPÓSITO,VALORES,EQUILÍBRIO PESSOAL )
    O QUE PODEMOS DIZER DA DIMENSÃO TÉCNICA DO CARTER (CONHECIMENTO,PLANEJAMENTO,DISCIPLINA,TOMADA DE DECISÕES)
    QUE LIÇÕES DO FILME PODEM SER ÚTEIS PARA A REALIDADE DO NOSSO SETOR ?
    QUE IDÉIAS(AÇÕES CONCRETAS) PODEMOS PROPOR PARA TRAZER MELHORES RESULTADOS Á NOSSA ÁREA OU PARA A EMPRESA COMO UM TODO ?
    RESPONDAM POR FAVOR !!! AGRADEÇO !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s