História empreendedora: Amerikan Estofados

Amerikan Estofados

 

Recebi a história empreendedora de Ronald Fernandes da Veiga, mineiro de 38 anos, casado e pai de Ronaldo, proprietário da Amerikan Estofados que é uma empresa que fabrica estofados e revende móveis e mostra a luta, os sonhos, a persistência e a vontade de um verdadeiro empreendedor.

 

Curta essa história e envie a sua!

 

Começei em 1992,  com apenas a CORAGEM e nada de dinheiro, tinha apenas conhecimento de uma área muito parecida com a que eu iria atuar, ou seja, a parte mais interessante é  justamente essa.

 

Trabalhava com meu pai em uma capotaria que pertencia a ele, só que eu não via futuro em continuar com ele pelo que eu conseguia ver do crescimento do negócio, então nasceu a idéia de eu trabalhar para mim mesmo, só que eu me tornara na minha cidade o melhor capoteiro que já havia passado por lá. Por isso,  cheguei para meu pai e perguntei a ele o que não gostava de fazer e ele me disse: “não gosto de reformar sofás”.

 

Então, decidi que a minha profissão seria reformar sofás, pois eu tinha convicção de que se fosse mexer com capotaria iria arruinar meu pai. Comecei com uma reformadora num canto de um bairro, pagava aluguel e não tinha quase ferramenta e nem carro para entregar. Quando meu pai podia, me emprestava seu carro e aí eu entregava os sofás e às vezes os carregava sozinho.

 

Em pouco tempo, tive a necessidade de aprimorar a minha reformadora que ficou conhecida e eu comecei ganhar mais depois de uns 4 anos. Sempre procurava um jeito de melhorar, de conquistar mais clientes até que realmente me tornei o melhor reformador da cidade e todos queriam reformar seus estofados comigo.

 

As coisas não iam ainda tão bem, mas eu queria mais. Resolvi convidar meu querido irmão Robson para sermos sócios de uma fábrica que eu tinha idealizado e ele aceitou. Começamos com sofás populares, não tínhamos conhecimento e nem dinheiro para ajudar na caminhada e acabamos rompendo a sociedade, infelizmente. Afinal, éramos jovens imaturos e sem preparo nenhum, causando uma inimizade que perdura até hoje pelas coisas que eu falei a respeito de meu irmão sem pensar, na hora de muita raiva, e como se não bastasse, comprei a parte dele financiada e logo após a fábrica pegou fogo.

 

Mas continuei, emprestei dinheiro, comprei novas máquinas e recomecei. Após esse acontecimento, tudo foi muito rápido e mudei os rumos da fábrica, comecei a fabricar e reformar apenas produtos de primeira linha. Os meus sofás ficaram famosos rapidamente depois que a fábrica pegou fogo. Todos começaram a falar de uma tal fábrica que havia incendiado, fiquei famoso, mudei o nome da fábrica para Amerikan Estofados. Coloquei esse nome porque gostava de mudar os sofás das pessoas para um estilo americano.

 

Quando cheguei com esse nome em casa minha esposa e sua prima riram, mas uma semana depois estavam placas e caminhão pintados com a marca.

 

Passaram-se alguns anos e eu montei uma loja de sofás com 70 metros quadrados,  mas eu queria sempre superar e melhorar.  Resolvi abrir uma loja de móveis, juntei uns 70 mil e fui à Uba sem conhecer ninguém e nenhum fornecedor. Chegando lá, busquei informações sobre os melhores fornecedores e comprei uns móveis para abrir minha loja.

 

Tenho uma filial em Ipatinga que está se tornando um sucesso maravilhoso depois de muita luta e agora estou com um projeto de tornar isso uma rede de lojas de primeira linha. Já tenho capital para mais uma e estou estudando possibilidades de abrir em Timóteo e Valadares para aproveitar o trajeto do caminhão para fazer as entregas.

 

Acredito que o meu maior erro foi não ter lido muito quando comecei. Agora me tornei um leitor assíduo e quase posso dar aulas, pois li os melhores livros do mercado relacionados a empresários. Fiz o Empretec, aprendi absurdos lá, indico a qualquer pessoa que quer se aventurar no mundo dos negócios.

 

Se fosse para começar hoje, investiria mais em rede de contatos, pois descobri que vendas é relacionamento.

 

Hoje tenho 3 casas, 3 empresas, 5 carros e muito sucesso, mas ainda quero mais, abrirei uma rede de lojas, estou para abrir uma loja de peças e retífica e desejo abrir uma rede, com as mesmas idéias que tenho para a loja de móveis.

 

Quem quiser trocar idéias com o Ronald, o e-mail dele é: ronald.veiga@bol.com.br

http://www.amerikan.com.br

 

 

Anúncios

9 comentários sobre “História empreendedora: Amerikan Estofados

  1. meu querido que hitoria ,sei que ha varios por menores nnas entre linhas da sua carta de empreendedor,sou profissional da área há varios anos, tenho varias ideias ,trabalho muito ,mas nao consegui ter susseso financeiro ainda.lendo sua carta [que é quase um desabafo], me pergunto qual sera osegredo do susseso financeiro,porque sou considerado modestias a parte o melhor profissional da minha área na cidade e até na região eno entanto ainda estou muito longe do meu objetivo .me conta ,ensina ,por que eu quero ser seu concorrente ou seu parceiro um dia quem sabe.
    arta quase desabafo

  2. jose roberto dias dornellas

    boa tarde,desenvolvi,uma nova e revolucionaria forma de fabricaçao de sofas,poltronas.divans,pufs e outros,estou pesquisando,para me certificar que realmente nao haja nada parecido, e pedir a patente,caso haja enteresse peço que entre em conatato,de qualquer forma, agrdeço sua atençao. 11 7409 1948 nextel 111*73876 .

  3. OLA QUERIDO CONCORENTE
    AQUI QUEM LEU E ESCREVE É A ESPOSA DE UM PROFISSIONAL DE MÃO CHEIA UM PROFISSIONAL MUITO INTELIGENTE MAIS SEM NOÇÃO DE ESPANDIR A EMPRESA, MAIS AINDA NÃO SABE COMO SEGURAR UMA FÁBRICA DE ESTOFADOS, CONHEÇO ELA DESDE O ANO DE 1985 E ELE JÁ TRABALHAVA COM CAPOTARIA E REFORMADORA DE ESTOFADOS E TAMBÉM JÁ POSSUIU UMA 5 FABRICAS DE ESTOFADOS MAIS QUANDO AS COISAS VÃO DE VENTO EM POLPA O NEGOCI COMEÇA A CAIR E ELE SEMPRE DESISTE MAIS GOSTARIA QUE ELE SE EQUILIBRASSE POIS É O QUE ELE GOSTA DE FAZER, JÁ TRABALHO EM OUTRAS ARÉAS MAIS SEMPRE DIZIA EU GOSTO MESMO É DE FAZER ESTOFADOS, ESSE ANO NO MES DE ABRIL ESTAMOS TENTANDO POR MAIS UMA VEZ ABRIR UMA LOJA DE ESTOFADOS AQUI EM UMA CIDADE BEM PEQUENA NO INTERIOR DA BAHIA, MAIRI ELE TEM UM NOME E TANTO AQUI POIS OS PRODUTOS DELE SÃO DE PRIMEIRA, A VONTADE DELE É MUITO GRANDE DE VENCER NA VIDA, HJ ELE TEM 42 ANOS E LUTA MUITO POR UMA VIDA ESTÁVEL E BEM SUCEDIDA, SEM TER QUE SAIR E SEMPRE LEVAR AS PESSOAS PARA O ALGIU E ELE QUE SABE TUDO FICA PRA TRÁS TEMOS HJ AQUI NA REGIÃO VÁRIAS FÁBRICAS DE OUTRAS PESSOAS QUE TRABALHOU COM ELE OU LOGISTAS QUE CONVIDARAM ELE PARA ABRIR UM FÁBRICA DA LOJA E PROMETEM COISAS QUE QUANDO ELE ENSINA A FUNCIONARIOS OS PROPRIETARIOS SEMPRE DESPENSAM ELE POIS JÁ CHEGARAM A ONDE DESEJARAM E ELE SEMPRE FICA CABIS BAIXO
    RECENTIMENTE ELE TRABALHOU PRA UM LOJISTA DE FEIRA DE SANTANA QUE HJ ESTÁ COM UMA FÁBRICA QUE TM UNS 60 FUNCIONARIOS E EM ABRIL COLOCOU ELE PRA FORA SEM TER DIREITO NEM SE QUER NO SEGURO DESEMPREGO, E AS COISA PEGARAM MUITO PRA NÓS TEMOS UMA FILHA FAZENDO FACULDADE DE ENFERMAGEM E A ÚNICA COISA QUE TEMOS É UMA CASA SEM PODER TERMINAR A CONSTRUÇÃO E UM CARRO QUE VENDEMOS E APLICAMOS O DINHEIRO NA NOVA LOJA, QUE COM A GRAÇA DE DEUS DESSA VEZ VAI DÁ CERTO, AGRADERIAMOS MUITO DE VC PUDESSE NÓS AJUAR COM CONSELHOS AMIGOS DE COMO SER UM EMPREENDEDOR BEM SUCEDIDO.

  4. TENHO CERTEZA QUE A FÉ NO DEUS VIVO PODE TRANSFORMAR QUALQUER SITUAÇÃO DEUS FAZ MARAVILHAS NA VIDA DE QUEM O BUSCA DE CORAÇÃO .O SUCESSO VEM DE DEUS,TUDO A ELE PERTENCE É TUDO DELE ,SÓ ELE PODE TODAS AS COISAS ,NÓS SOMOS LIMITADOS ,NÃO EXISTE FORMULA ,EXISTE CARACTERISTICAS QUE PODEM MELHORAR AS CHANCES DE SUCESSO ;INFORMAÇÃO;PESQUISA DE MERCADO;CAPACITAÇÃO; ESTILO PRÓPRIO;DIVERSIFICAÇÃO;CRIATIVIDADE;ETC

  5. gostei muito desa historia!, é mas um motivo pra continuar a batalha da vida pesistir no que diz sentido ao meu sonho que e montar uma reformadora e loja,(apesar de não ter um conhecimento aprofundado na area de reforma).Quero primeiro aprimorar as minha abilidades na tapesaria para que os serviços saiam com mais perfeição possivel.Tenho 25 anos moro com meus pais já trabalho aguns anos na reformadora aqui em casa], mesmo falta ainda uma cobertura,o espaço não acomoda se quer 2 jogos de sofa,mas dá pra fazer o serviço de jogo em jogo,historia muito motivadora vlw.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s