Empretec para Dekasseguis

Entre os dias 31 de maio e 8 de junho de 2008, aconteceu em Suzano-SP, o I Seminário Empretec para Dekasseguis com 30 participantes.

Foi um seminário fantástico, onde as características orientais se mostraram mais evidentes devido a formação do grupo, pois eram 28 participantes e 2 facilitadores descendentes de japoneses e outros 2 participantes casados com descendentes. Tínhamos apenas 1 facilitador que, basicamente, era um estranho no ninho.

Como facilitadora, foi um privilégio estar nesse trabalho, pois foi um grande desafio em lidar com um grupo introvertido no início e fazer com que a participação ao longo do seminário fosse aumentando e tomando proporções inacreditáveis.

Pessoalmente, relembrei vários momentos de minha vida nesse seminário, os obstáculos que tive de passar ao decidir pela vida empreendedora, a introversão da infância/ adolescência que foram superados quando assumi as apresentações na escola, os paradigmas que permearam minha vida, meus princípios e valores.

Sempre tive orgulho de algumas características orientais, tais como: determinação, disciplina, organização e o senso de cooperativismo. E isso foi tão evidente durante estes 9 dias, pessoas altamente disciplinadas e organizadas em relação aos horários e trabalhos e quando algo falhava, se notava um certo desconforto por não ter conseguido cumprir o que desejava.

Em relação à determinação, algo notável, nunca vi pessoas tão rápidas em cair e se levantarem com novas idéias, ações e comprometimento. E sempre com um sorriso no rosto e um brilho no olhar.

Quanto ao senso de cooperativismo, cenas memoráveis, de pessoas que deixaram suas atividades de lado para ajudar seus amigos que mais precisavam; de incentivar quando o gás começava a acabar. Isso não tem preço!

Conseguir o resultado que esses participantes obtiveram no Exercício Cria foi algo surpreendente (R$ 50.142,72), que demonstra a força desse grupo de conseguir muito mais em suas empresas, gerando cada vez mais emprego e renda neste país. Provando que eles podem conseguir muito, ficando no Brasil e talvez o Japão tenha sido apenas um meio e uma eterna lembrança.

Quero agradecer a todos que construíram o caminho para que pudéssemos chegar até este momento tão especial:

1. À equipe do Sebrae-SP:

  • Milton Fumio Bando – responsável pelo Projeto Dekassegui Empreendedor que acreditou em nosso trabalho e busca cada vez mais expandir esse belo projeto. 
  • Emerson M. Vieira e Rodolfo Fadino – da Unidade de Educação que sempre nos apoiam e buscam novos desafios.
  • Ana Maria Coelho – gerente do Escritório Regional do Alto Tietê que adora novos desafios e já incorporou muito o nosso jeito “japonês” de ser.
  • Eduardo Fukuyama – técnico do Escritório Regional do Alto Tietê, que foi dekassegui e agarrou com unhas e dentes este projeto, pois sabe da sua importância para esta comunidade.

2. À minha equipe:

  • Flávio Miaguti – apesar de não ter feito parte da equipe do Empretec, sua participação foi de fundamental importância nos treinamentos que foram realizados antes deste seminário, preparando os participantes para este momento.
  • Mauro Miaguti – meu grande amigo e parceiro neste desafio. Desde 2002, temos alimentado este sonho e que bom termos conseguido alcançá-lo. Obrigada por ter estado comigo, apesar de sua repleta agenda, temos uma questão de lealdade e não seria justo, você não estar neste momento tão especial.
  • Antonio Cardoso – obrigada por ter aceitado o desafio e ter nos deixado conduzir o seminário da forma como acreditávamos ser o melhor.

3. Aos meus participantes queridos que se tornaram meus mais novos AMIGOS:

  • Minhas meninas Super-Poderosas: Akemi, Ali, Dany, Emília, Giovanna, Helena, Fumie e Regina. Mostraram cooperação, garra, determinação e uma força incrível para superar novos desafios. Mulheres fortes que sabem o que querem e com certeza alcançarão tudo o que desejarem. Quebram o paradigma de que a mulher deve sempre seguir o homem, mostram sua cara e encontram seu próprio espaço.
  • Meus Super-Heróis: André, Hiroshi, Sashi, Yuzo, Eidi, Anzai, Ercílio, Fabrício, Fred, Michel, Shodi, Márcio, Miltão, Toshi, Paulo, Reinaldo, Massayuki, Tomio, Xuxu, Rono, Dô e Yuji. Homens determinados, capazes de dar a volta por cima quando tudo parece acabado, o senso de humor faz com que vocês consigam iluminar a todos que os cercam, afinal a vida não é feita só de trabalho, mas também de alegria. Grandes homens que não têm vergonha de deixar que a emoção venha à tona, que amam suas famílias e são verdadeiros guerreiros.

Acredito que esse seminário poderia se tornar um livro, afinal os”causos” são muitos, mas fica aqui pelo menos uma parte dessa NOSSA história.

Um grande beijo no coração de todos!

Anúncios

14 comentários sobre “Empretec para Dekasseguis

  1. Ana Maria M. Coelho

    Valéria e toda sua turma
    Não tenho não registrar a minha satisfação em ver mais uma turma de empretecos chegando ao mercado… e uma turma realmente muito especial!!!
    Não pelos olhinhos puxados não… Mas pela determinação, pelo espírito coletivo, pelo carinho e atenção… Tenho certeza que esse grupo ainda nos trará boas surpresas!!!
    Uma delas foi vê-los quase todos na inauguração do prédio novo do SEBRAE…
    Meus meninos e meninas do grupo dekassegui: essa casa é de vocês!!!
    Um beijo e obrigada pelo compromisso e confiança…
    Um abraço
    Ana Maria Magni Coelho
    Gerente – ER Alto Tietê

  2. Patrícia

    Agradeço á Valéria, Miyaguchi e Sr. Antonio pelo seminário Empretec que somou para todos os participantes grandes ensimanentos, não só pelas informações e orientações, mas pela troca de experiência do grupo todo, fazendo com que este seminário se tornasse uma grande escola e consequentemente conhecemos grandes pessoas e após estes nove dias nos tornarmos grandes amigos uma grande família.
    Ao pessoal do Sebrae Ato Tiete, deixo nossos agradecimentos em nome do grupo pela inovadora e feliz proposta do Projeto Dekassegui e desejo que continuem trilhando caminhos como este com muito sucesso.
    Um grande abraço para o 1° Grupo de Empretecos e Empretecas Dekasseguis , aos facilitadores e ao pessoal do Sebrae.

  3. dany

    oi valeria… dei uma pasadinha aki. e li seu post.. adorei suas palavras e deixo aki meus agradecimentos por td akilo q aprendi durante o seminario e q a amizade q fiz com meus amigos empretecos, se depender de mim, continuara por muito tempo ainda…

    bjaoooo

  4. Regina Kayasima

    Agradeço à você Valeria , e a sua equipe pelo aprendizado que tive nestes 9 dias de seminário, foram dias inesquecíveis. Tenho vc como exemplo, uma mulher de muita garra e determinação. Beijos! Regina

  5. Roger Kayasima

    Valéria
    Parabéns pela entrevista no programa do Willy !
    Acabei de assistir e gostei muito, principalmente o assunto sendo sobre a adminstração do tempo.
    Quanto ao empretec, tenho a certeza que todos cresceram muito através das mãos de você, do Mauro e do Antonio.
    Realmente eu acredito que vocês lapidaram preciosos diamantes.

    Mais uma vez, meus parabéns !!

  6. josephina irene cardelli

    Valéria,
    Parabéns!!!!!! Estou acompanhando a distância este belo trabalho realizado pelo ER Alto Tiete e que agora conta com sua grande contribuição… a todos do ER , Equipe do Empretec e principalmente participantes muito muito … sucesso. Creiam vcs estão sendo uma refência para nós!!!!
    Um grande beijo … espero reve-la em breve viu!!!!
    Bjs Josie
    SEBRAE-ER Grande ABC

  7. Akemi

    Valeria-Mauro-Antonio e toda equipe Sebrae e em especial Eduardo….obrigada por fazer parte da minha vida…obrigada pelo aprendizado,pela paciencia…..enfim….leve c/vcês a certeza que fizeram diferença em minha vida.
    Obrigada
    Akemi

  8. EMILIA KIMURA

    Valéria,
    Fiquei muito feliz de ter participado deste seminário, admiro muito o trabalho de vocês facilitadores, e aproveito a oportunidade agradecendo a amizade de todos participantes.

  9. YUJI

    Oi Valeria , muito obrigado pelo edital , tenho certeza que foi feito com muito carinho , a todos os facilitadores e caros colegas tambem meu sincero agradecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s