Como escrever um plano de negócios (Parte 8)

Hoje, abordaremos pessoas muito especiais a quem chamamos de Fornecedores.

E muito cuidado com esse aspecto do Plano de Negócios, pois você precisa deles, mas deve analisar qual seu grau de dependência, pois isto interfere em todo o seu modelo de negócios, custos, entrega e até a continuidade de sua empresa a longo prazo.

A primeira etapa a fazer é relacionar todos os produtos e/ ou serviços que a sua empresa precisa. Após isto, fazer uma lista de fornecedores para estes produtos e/ ou serviços e qualificá-los em termos de preço, prazo de entrega, condições especiais, localização, capacidade de entrega.

Evite ter apenas um fornecedor, pois muitas vezes, quem tem um, não tem nenhum e poderá acarretar problemas de abastecimento, principalmente, em alguns períodos de sazonalidade. Por isso, estrategicamente, mantenha uma lista de fornecedores ativos nos produtos que são essenciais para o funcionamento de sua empresa.

Conheci vários empresários que compram de fornecedores de lugares distantes, pois dizem que é muito mais barato, porém alguns esquecem de computar o custo do transporte e o tempo de entrega, o que muitas vezes acaba encarecendo o produto. Por isso, se preocupe com isso.

Ter fornecedores é fácil, mas ter “bons” fornecedores não é tão simples assim, por isso se lembre de cultivar os relacionamentos, pois pode ter certeza, isso pode salvá-lo de alguns problemas.

Anúncios

5 comentários sobre “Como escrever um plano de negócios (Parte 8)

    1. valerianakamura

      O problema não é ser amigo ou não, o importante é deixar claro o relacionamento empresarial que haverá. Como em qualquer relação fornecedor x comprador, deve-se ponderar se o produto ou serviço tem a mesma qualidade ou maior do outro fornecedor, se o preço é justo, se há um valor agregado. Nesta semana, escreverei um artigo mais completo sobre esse assunto.

  1. SEBASTIÃO ALVES DE SOUSA

    ESTOU NECESSITANDO DE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO PARA A EMPRESA – YU PERFUMES LTDA – RAMO DE COMERCIO VAREJISTA DE PERFUMES, COSMETICOS E HIGIENE PESSOAL, QUAL O SITE DO SEBRAE QUE POSSO ELEBORAR ESSE PLANO.
    GRATO
    SEBASTIÃO
    OUTUBRO 2009

  2. Janaina Zamboni

    Preciso de ajuda para fazer um plano de negócio para um spa day. O tem de mais moderno para uma clínica de estética, aparelhos, cursos, maquiagem… etc….obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s