O texto a seguir foi escrito por uma profissional que conheço há anos e é apaixonada verdadeiramente pelo que faz, então resolvi compartilhar com vocês:
Ter paixão por algo é ter um gosto e uma conexão muito forte com o objeto apaixonado. Paixão é convicção, é uma energia altamente concentrada. Sem paixão não existe força suficiente para grandes movimentos nem na vida pessoal nem na vida profissional.
Quando trabalhamos com paixão, trabalhamos com dedicação, com mais qualidade, com mais amor. E isso torna o resultado desse trabalho grandioso. A paixão nos faz ir além do que geralmente vamos ou do que pensamos que podemos ir.
Imagine, então, uma empresa em que a totalidade dos seus funcionários trabalha com paixão e dedicação. Imagine os resultados que ela alcançará!
Recentemente, li um livro de Ulrich, Zenger e Smallwood, “Liderança Orientada para o Resultado” em que os autores salientam que “o capital humano é um dos poucos ativos capazes de aumentar de valor. A maioria dos ativos (prédios, fábricas, equipamentos ou máquinas, por exemplo), começa a depreciar no momento da aquisição. Ao contrário, o valor do capital humano, recurso impregnado nas mentes e corações das pessoas, pode e deve crescer, como condição essencial para a prosperidade da empresa”.
Se concordarem que sem paixão, as empresas normalmente terão resultados medíocres, a grande questão fica sendo como podemos criar uma empresa ”apaixonada”? Como fazer nossos colaboradores se apaixonarem pela causa do nosso negócio?
Jack Welch costuma dizer que profissionais motivados e bem recompensados fazem a diferença dentro de uma corporação de sucesso e que a seleção de grandes profissionais para a sua companhia vem antes, em importância, do que o planejamento estratégico. O segredo, segundo ele, é saber recompensar tanto a alma quanto o coração do funcionário.
As pessoas precisam vislumbrar um projeto de vida dentro da empresa. Só assim, poderemos trazer todos para a busca de um objetivo comum, para a defesa da causa da organização.
Simples, mas nada fácil. Mirar na causa certa é a primeira questão. O que o leva ao sucesso não é fazer certas as coisas e sim fazer as coisas certas. Sutil, não? Comece descobrindo quais são as COISAS CERTAS para sua empresa e sua equipe.
Em seguida, olhe-se no espelho: você está apaixonado pela causa do seu negócio? Se esse sentimento não for intenso dentro do seu coração será difícil despertar a paixão no seu time. Ao sentir o seu coração vibrando, coloque sua paixão pra fora. Transfira-a. Comemore pequenos feitos, corrija os desvios necessários. O andamento dos pequenos sucessos e a forma como trabalhamos os pequenos fracassos, antecipam o resultado da grande vitória.
Volte-se então para sua equipe… Como são as pessoas que você escolheu? São fundamentalmente baseadas em conhecimentos e habilidade? Cuidado! Conhecimentos as pessoas aprendem… Como são as suas atitudes? Atitude perante a vida e perante o negócio é vital. Não resignar-se, ter o talento de agir, reagir e, principalmente a capacidade de ser uma pessoa apaixonada, isso já nasce na seleção da sua equipe. E é o principal capital a ser avaliado.
Colaboradores mais apaixonados são mais lucrativos, mais focados nos clientes, mais seguros e mais resistentes às propostas de sair da empresa. O que mais as empresas podem querer?
Ana Maria Magni Coelho
Gerente Regional do ER Alto Tietê do SEBRAE-SP.
Pedagoga, com especialização em Gestão de Projetos e Gestão do Conhecimento.
anamariac@sebraesp.com.br
Val… é delicioso ver meu artigo publicado no seu blog!
Paixão é o motor para que dia após dia, novas empresas abram suas portas e se mantenham competitivas.
A minha paixão pela missão do SEBRAE-SP, pela minha equipe e pelas ações que criamos é que faz possível meu reconhecimento em espaços como o seu!
Parabéns pela grande empreendedora que é!
Um beijo
Ana Maria
Ana, obrigada por compartilhar seu conhecimento e paixão comigo e com os vários empreendedores que encontra nessa jornada. Beijos.
Conheço Ana Maria
Pessoa além de muito profissional e empreendedora, completamente apaixonada pelo que faz. Parabéns Ana, o seu texto traz muitas verdades e provoca uma reflexão muito positiva em relação ao trabalho e vida pessoal.
Sucesso
bom dia,
Adorei a materia sobre “Coloque Paixão na sua Empresa”
Não só eu, mas outras pessoas q. enviei o arquivo, gostaria de ler o livro q. vc indicou “Liderança Orientada para o Resultado”, só q. ele esta esgotado… Vc saberia onde podemos encontra-lo.
Abraço
Lilian Carvalho
Lilian,
Verifique se há na Estante Virtual http://www.estantevirtual.com.br
Abraços