Amigos… amigos… negócios… bem à parte!

Recebi na semana retrasada um questionamento do Izaías se um amigo dele poderia se tornar seu fornecedor e por isso resolvi tratar desse assunto neste post, afinal vejo inúmeros casos de amizade que acabam quando começam a ter uma relação comercial.

Não vejo nada errado em você trabalhar com amigos, com parentes; porém a relação deve ser pautada por uma total transparência.

Tudo começa no primeiro contato, esclareça quais são seus objetivos e coloque as regras do jogo. Depois, verifique quais os objetivos do outro e se este está de acordo com as regras.

Seu amigo deve ser informado que a partir desse momento que ele será tratado como qualquer outro fornecedor da empresa, cobrado pela qualidade, entrega e preço compatível com o mercado. Caso ele tenha problemas com qualquer desses itens, será informado e poderá ser trocado.

O grande problema é que as pessoas não deixam as regras claras e depois ficam constrangidas em falar algo, com medo de magoar a outra pessoa. E aí, muitas têm problemas por um longo tempo até conseguirem coragem para tomar uma atitude. Só tenha certeza de uma só coisa: você está sendo amigo da outra pessoa absorvendo o problema dela e ela? Está sendo verdadeiramente sua amiga prejudicando sua empresa? Nessa situação, quem está sendo mais amigo de quem?

Falamos de fornecedor, mas e o comprador ou usuário de um serviço? Contarei um fato que aconteceu em um grupo de amigos, todos empreendedores.

Um deles abriu um restaurante e o grupo desejava fazer uma confraternização, aí um dos nossos amigos falou para o dono do restaurante: “Bem que você poderia nos receber e não cobrar nada.” Nesse momento, ele respondeu: “Grande amigo! No meu restaurante você não quer pagar, isso que você diz ser meu amigo. No restaurante do meu concorrente, você nem sequer pede desconto, né?”

Que eu saiba quando temos amigos verdadeiros desejamos que eles cresçam. Agora se começamos a tirar proveito da amizade de forma negativa… quem está sendo amigo de quem?

Anúncios

Um comentário sobre “Amigos… amigos… negócios… bem à parte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s