A importância do significado, do método e da disciplina

Há dez anos, ministro treinamentos comportamentais e sempre me deparei com pessoas que dizem ser muito difícil alcançar suas metas. E por que acontece isso?

Primeiro, a falta de um significado na vida das pessoas que dará o motivo real do porque deseja alcançar determinada meta.

Quando questiono as pessoas sobre o que REALMENTE desejam para suas vidas? Surge, normalmente, um grande hiato. Ou nunca pensarem sobre isso ou  percebo que alguns dão respostas automáticas, como se fosse apenas para atender aos meus questionamentos ou para mostrar às outras pessoas que possuem uma resposta.

Na maioria das vezes, não sinto nenhuma emoção na fala das pessoas, nenhum brilho nos olhos, percebo apenas um grande vazio por não ter verdadeiramente encontrado uma meta com significado.

É fácil dizer que quer uma casa, um carro, uma viagem, um curso, ser voluntário, ganhar mais dinheiro, ter mais tempo livre. O difícil é encontrar o real significado para obter isso.

Sem esse significado, mesmo tendo um excelente método, a disciplina não acontece. Quer um exemplo? Meta de emagrecimento.

Hoje em dia, é muito comum as pessoas dizerem que desejam emagrecer tantos quilos e conscientemente, sabem que será bom para sua saúde ter um peso adequado, sabem que precisam fazer uma dieta equilibrada, sabem que é necessário faze atividades físicas, porém saber não é “fazer”.

Elaboram uma rotina para emagrecer, começam na segunda e desistem na sexta, dando várias desculpas por não conseguir.

E a grande verdade é que as pessoas não encontraram o “real” motivo para emagrecer. Muitas apenas encontram esse motivo quando depois de um mal súbito vão ao médico e este diz: “se você não emagrecer, você não vai durar muito!”

Nesse momento, alguém deu o significado à pessoa que assume como seu, aí define um método e a disciplina surge, afinal quem quer morrer?

Uma participante de um dos treinamentos me disse que para muitas mulheres o significado encontrado para emagrecer vem do casamento, pois precisa entrar de qualquer jeito no vestido encomendado (e normalmente é um número menor). A noiva define o método e tem disciplina porque se vê no dia do casamento linda e maravilhosa no vestido. E depois do casamento?

Muitas perdem o significado e não encontram outro, então bye-bye disciplina!

Por isso, quando trabalho metas, sempre questiono em relação ao significado, pois se não for forte o suficiente, nenhum passo será dado.

E você? Vai ficar esperando a vida te trazer algo ou vai em busca do que realmente deseja com significado?

Anúncios

3 comentários sobre “A importância do significado, do método e da disciplina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s