Negócios na área de alimentação sempre dão dinheiro…

É muito engraçada a percepção das pessoas que não possuem negócios em “achar” sobre os negócios alheios.

Quando as pessoas descobrem que sou especialista em abertura e gestão de empresas, sempre me fazem algumas perguntas:

1. “O que é que dá dinheiro?” – Sinceramente, se eu soubesse com exatidão, teria acertado os seis números da Megasena.

2. “O que eu posso montar sem risco de perder dinheiro?” – Não existe negócio sem risco e se você tem medo dele, ser empreendedor não é para você.

3. “Negócios na área de alimentação sempre dão dinheiro!” – Será??

Qualquer negócio pode ser bom e qualquer negócio pode ser ruim. São vários os fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso de um negócio. Podemos dizer que alguns deles são:

  • Falta de um plano financeiro (impostos, capital de giro, administração de fluxo de caixa)
  • Falta de um plano de negócio
  • Falta de índices para monitoramento do negócio
  • Falta de mão-de-obra ou seleção e recrutamento inadequados
  • Sócios inadequados
  • Problemas familiares
  • Os clientes não aceitam tão bem o produto
  • Surge um forte concorrente
  • Um funcionário-chave pede demissão
  • Uma máquina quebra e outros

E porque tudo isso acontece? Pela total falta de planejamento do empresário.

Quando falamos em negócios na área de alimentação (docerias, restaurantes, lanchonetes, buffets, pizzarias, padarias etc.) podemos afirmar que há um crescimento exponencial nessa área por falta de tempo das pessoas, pelo aumento na renda do brasileiro, por comodidade.

Então é uma área que dá dinheiro? Se for bem planejado sim, se você encontrar seu foco bem definido de atuação, seu diferencial competitivo e hoje, principalmente, conseguir montar bem a equipe de trabalho.

Há um “black out” na formação de mão-de-obra especializada em alimentação, desde o ajudante de cozinha até um gerente para administrar o empreendimento. O mercado está louco para contratar e não se encontra pessoas para ocupar as funções.

É um mercado que tende a aumentar ainda mais com a Copa e as Olimpíadas, mas se não houver preparo, será muito complicado.

Ter um restaurante ou doceria ou até produzir em casa não é simples, não adianta apenas gostar de cozinhar. Uma coisa é você produzir um jantar ou um aniversário para a família. Uma outra coisa, é você viver disso.

Existirão pessoas que quando era de graça, adoravam seus pratos; mas se tiver que pagar, elas sumirão. Tenho uma amiga que tem um buffet e me contou que uma prima contrata um concorrente só para não ter que “dar dinheiro” a ela. Pode?

Além disso, pode ser que você goste de cozinhar e isso é o que você se vê fazendo a longo prazo, um sonho; mas você sabe como administrar o negócio? Ou você tem quem fará isso por você?

A palavra de ordem é PREPARO para que você que não entre em uma fria!

Anúncios

16 comentários sobre “Negócios na área de alimentação sempre dão dinheiro…

  1. Cesar

    Excelente reportagem: As vezes sem querer podemos iludir alguém dizendo “você deveria montar seu próprio negócio” mas na verdade, mexeu no bolso, todos somem, até quem incentivou!!!

  2. Elisangela

    Olá, boa tarde! Meu sonho é ter meu próprio negócio. Penso em muitas coisas como lojinha de roupas, um restaurante….. Os serviços em trabalhei registrada sempre foi de atender ao publico e vender. E sou filha de vendedor. Mas agora estou desempregada e imaginando o que fazer!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. valerianakamura

      Elisangela,

      Não faça nada no desespero, planeje antes de gastar um recurso tão valioso. Se você é uma boa vendedora não ficará desempregada muito tempo porque o mercado está super aquecido. Te aconselho a planejar o que realmente deseja, guardar um dinheiro para montagem e para capital de giro e aí ir atrás de seu sonho. Boa sorte!

  3. Leandro Garcia

    Oi Valeria bom dia!
    Estou abrindo um negócio mas estou meio perdido no sentido de como fazer um checklist do que realmente precisa, equipamentos funcionários utensílios, fornecedores e reforma do salão, vou abrir uma doceria trabalho há dez anos com isso e cansei de ganhar dinheiro para os outros, acho que estou maduro para abrir e tem tudo pra dar certo, mas preciso de uma ajuda e não sei onde conseguir, se vc puder me ajudar eu agradeço.

    Abraço.

    Leandro Garcia

    1. valerianakamura

      Leandro,

      Infelizmente não tenho nenhum check-list para te fornecer, te aconselho a procurar o Sebrae que possui algumas publicações que possuem check-lists de como montar um negócio.
      Você também poderá ir nas lojas especializadas buscar informações sobre utensílios e fornecedores.
      Acredito que o Senac deva ter também publicações na área de alimentação.

      Abraços

  4. Ja viu a historinha em que o marido trabalha muito ajuntou um dinheirinho e a esposa disse a ele, benzinho por que nao montamos um negocinho,a Maria da esquina ta com um negocio muito bom e dando muito dinheiro,vamos montar um igual,ele diz ok meu bem vamos.Logo pegam as reservas e montam o negocio sem planejameno com um simples objetivo para competir , apenas preco dos produtos,procuram vender mais barato que o concorrente sem fazer um planejamento,com 6 meses fecham as portas e ficam sem as reservas, muitos casos ate o casamento acaba.

  5. Cristina Sampaio

    Olá! Parabéns pelo site! É muito rico em informações, eu adorei. Gostaria, se possível, de uma orientação. Estou desempregada, pensando em um negócio próprio, recebi a dica de uma amiga em fazer aniversários em escola de crianças, tipo “kit escola”. Sempre gostei de trabalhos manuais, organização de eventos familiares, mas não tenho experiência nisso. O que vc acha desse tipo de trabalho? Que estratégia de divulgação eu poderia usar para que as mães tivessem conhecimento sobre esse tipo de evento? Penso em fazer algo em que eu tenha flexibilidade de horários por conta das terapias que costumo levar meu filho,ele possui deficiência auditiva. Desde já muito obrigada e sucesso para vc.

  6. Alaíne

    Ola! Gostei de seu site tb, e os filmes FERIAS DE MINHA VIDA e CAFE COM AMOR, me fizeram desejar ter uma cafeteria. Estou pesquisando a respeito e vou a um workshop coffee lovers, sou uma pessoa economica porem tenho medo de envestir. Por isso estou me inteirando sobre o assunto para saber se é o que quero mesmo ou é apenas um sonho que compensa ficar so nisso. Moro numa cidade pequena do interior e poucos negocios aqui duram mais que 3 anos. E os que ja existem sao de geraçoes da mesma familia no ramo. Enfim, obrigada por compartilhar! bjs

  7. Aderbson Gonçalves de Carvalho

    Antes de abrir um negócio, veja se tem afinidades com ele.Se tem planeje,observe o pós-venda e faça de tudo para atingir o seu público alvo.Parabéns para vocês emprendedores.Dona Valeria,sua visão de negócio é muito exelente.Um aperto de mão de emprendedor igual a vocês.valeu turma vamos vencer essa crise.

  8. Vanderlei Edson

    Gostaria de acessar as histórias de empreendedores e não consegui, onde devo clicar, por favor me ajude, e parabéns pelo site e obrigado à atenção.

    1. valerianakamura

      Aldenice, infelizmente a resposta não é assim tão simples. Depende do público que você quer atender, da localização. Pode ser bom negócio para alguns e ruim para outros. Mesmo que seja pequeno, tem que se fazer uma análise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s