A falta de produtividade nas empresas

Tenho percorrido inúmeras empresas e de vários setores e ouço sobre a falta de tempo e qualidade de vida.

Por meio dos treinamentos da Triad, buscamos levar uma mudança de comportamento e uma metodologia para que as pessoas possam ser mais produtivas.

Temos um dado de pesquisa de que as pessoas trabalham em média 10 horas por dia e apresentamos nos treinamentos e vemos o quanto isso é real.

Em um dos treinamentos, um alto executivo me disse: “Podemos afirmar que ficamos na empresa em torno de 10 horas, mas não podemos afirmar que trabalhamos 10 horas (com eficiência)”. Afinal, muito tempo é gasto desnecessariamente por falta de foco e prioridades, além da procrastinação. Veja pesquisa da Triad http://www.slideshare.net/GrupoImage/epoca-triadps.

Pude constatar isso quando um funcionário de uma empresa me confidenciou que ele durante as 8 horas de seu dia, ele produz em torno de 60% do que poderia fazer e o resto dá uma “enrolada”, pois percebeu que em seu setor, as pessoas que são valorizadas são aquelas que sempre ficam além do horário de trabalho estipulado. Se você sai no horário, você é visto como descomprometido, desmotivado. Por isso, ele não produz o que pode para ficar até mais tarde e ser valorizado. Isso é chocante!

As empresas ou seus líderes não entenderam que os funcionários devem ser medidos pelo seu resultado, o que entregam e não pelo tempo que “ficam” na empresa.

Se o funcionário consegue entregar o que é necessário utilizando seu horário oficial de trabalho, ele é eficiente, pois provavelmente tem foco, planejamento e organização; consequentemente sua execução é excepcional.

Quanto se gasta com horas extras, energia, água, transporte e outras despesas por funcionários ficarem além do tempo necessário. Além do que não conseguimos medir: a falta de motivação, o nível de estresse, problemas de relacionamentos.

Apesar de se falar tanto em resultado e índices, poucas empresas sabem o que isso realmente significa.

Será que um dia os líderes e empreendedores conseguirão entender o que é medir por resultado e tomar ações utilizando os índices obtidos?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s