Por quanto tempo sua empresa é capaz de existir?

Quantos de vocês já ouviram falar da importância de se ter uma Missão tanto pessoal quanto Empresarial?

Porém, quantos sabem realmente para que serve e como estabelecê-la?

Acho muito engraçado quando se fala sobre missão, as pessoas fazem aquela “cara de conteúdo” como se realmente soubessem do que se trata e na realidade nem imaginam sua real serventia.

Muito tem se discutido da necessidade de uma missão e vejo empresas criando uma apenas para falar que se tem, algo do tipo “Oferecer serviços de qualidade para nossos clientes.” Profundo, não?

Concordo com vários especialistas na área de gestão de que uma missão não é um monte de palavras bonitas para enfeitar um painel na empresa, talvez para simplificar o entendimento poderíamos dizer de que seria um mantra (alguns psicólogos ocidentais dizem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa) ou então um slogan (que dá a ideia ou o propósito da empresa).

Dentro da nossa realidade empresarial, poderíamos dizer que o estabelecimento de um “mantra” ou um “slogan”com significado pode envolver todas as pessoas em prol de um objetivo e fazer com que elas executem ações para alcançá-lo.

Normalmente, até para facilitar a fixação, um mantra ou slogan é uma frase curta, mas que resume o que a empresa é e o que ela fará para atingir sua visão de futuro.

Quer ver um dos exemplos mais notáveis? Quando se fala em “Keep Walking” (continue caminhando), você consegue saber de qual empresa falamos? Mesmo estando em inglês?

Pois é, mesmo não gostando de whisky, tenho certeza de que você disse “Johnnie Walker”.

Walker é o sobrenome do homem que iniciou esse império há mais de 200 anos, na realidade seu nome era John. Todos os Walkers seguindo esse mantra ou slogan fizeram com que a empresa fosse crescendo em produtos e mercados por meio de inúmeras inovações. Eles souberam utilizar seu nome e promover um mantra que os levasse a caminhar pelo mundo.

Apesar de terem um enorme mercado, nenhum dos Walkers se acomodaram, “continuaram caminhando” tanto nos bons momentos quanto nos maus.

Esse mantra forte faz com que a marca esteja sempre na cabeça de consumidores, funcionários, acionistas e até mesmo do público que não consome o produto.

Todas as propagandas que são feitas remetem à ideia de “Keep Walking” e muitas vezes o produto nem é citado.

Muitos empresários não pensam em como seria sua empresa daqui a 1 ano, imagine daqui 200 anos!

Será que não seria hora de pensar como você gostaria de ver sua empresa a longo prazo? Como as pessoas poderiam se referir a ela? Qual seria a sua história? Será que ela seria digna de ser contada?

Qual será o seu mantra?

PS.: Assista ao vídeo sobre a história de Johnnie Walker e Keep Walking

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s