Li um material de uma consultoria chamada Novations Group que fala sobre quatro estágios de carreira e demonstram cada uma delas com uma equação que achei bem bacana na qual demonstra o resultado de seu trabalho.
Sendo que:
V = value added (valor agregado que você cria para a empresa)
Y = you (você – suas habilidades, competências, paixões, talentos, experiência e o trabalho duro que o traz para o “jogo”)
n = number of people (número de pessoas que te influenciam ou são influenciadas por você)
Assim temos:
1. Estágio 1 – Dependendo dos outros. Momento inicial que o profissional precisa ser humilde para aprender a realizar seu trabalho, ouvir e respeitar as ideias das outras pessoas. Ainda não conhece bem o ambiente, as pessoas e o trabalho para querer impor suas posições. Por isso, a equação é V = Y/n. Isso quer dizer, o valor agregado ainda é pequeno, pois você é uma pequena parte do todo.
2. Estágio 2 – Tornando-se independente. Assume maiores responsabilidades, mostra sua competência técnica, constrói sua credibilidade, torna-se referência em sua área. Por isso, a equação é V = Y. Isso quer dizer, o valor agregado só depende de seu trabalho.
3. Estágio 3 – Contribuindo através dos outros. Momento de compartilhar conhecimento e se tornar também um recurso para as outras pessoas, foco no trabalho em equipe. Pode se tornar um líder de equipe ou de projeto, mas sempre estará com pessoas. Por isso, a equação é V = Y * n. Isso é, o valor agregado virá da multiplicação de sua competência pela quantidade de pessoas que você conseguir mobilizar em prol do resultado.
4. Estágio 4 – Conduzindo a organização. Apenas 5% dos profissionais chegam até este estágio, pois é o lugar dos estrategistas, que veem a empresa como sua, têm uma visão de futuro da organização; são os inovadores. Por isso, a equação é V = Yn . Isso quer dizer, ao utilizam os talentos da empresa, o valor agregado cresce de forma exponencial.
E você? Em que estágio está? Quer partir para o próximo? Já sabe o que fazer?