Estágios de carreira

Li um material de uma consultoria chamada Novations Group que fala sobre quatro estágios de carreira e demonstram cada uma delas com uma equação que achei bem bacana na qual demonstra o resultado de seu trabalho.

Sendo que:

V = value added (valor agregado que você cria para a empresa)

Y = you (você – suas habilidades, competências, paixões, talentos, experiência e o trabalho duro que o traz para o “jogo”)

n = number of people (número de pessoas que te influenciam ou são influenciadas por você)

Assim temos:

1. Estágio 1 – Dependendo dos outros. Momento inicial que o profissional precisa ser humilde para aprender a realizar seu trabalho, ouvir e respeitar as ideias das outras pessoas. Ainda não conhece bem o ambiente, as pessoas e o trabalho para querer impor suas posições. Por isso, a equação é V = Y/n. Isso quer dizer, o valor agregado ainda é pequeno, pois você é uma pequena parte do todo.

2. Estágio 2 – Tornando-se independente. Assume maiores responsabilidades, mostra sua competência técnica, constrói sua credibilidade, torna-se referência em sua área. Por isso, a equação é V = Y. Isso quer dizer, o valor agregado só depende de seu trabalho.

3. Estágio 3 – Contribuindo através dos outros. Momento de compartilhar conhecimento e se tornar também um recurso para as outras pessoas, foco no trabalho em equipe. Pode se tornar um líder de equipe ou de projeto, mas sempre estará com pessoas. Por isso, a equação é V = Y * n. Isso é, o valor agregado virá da multiplicação de sua competência pela quantidade de pessoas que você conseguir mobilizar em prol do resultado.

4. Estágio 4 – Conduzindo a organização. Apenas 5% dos profissionais chegam até este estágio, pois é o lugar dos estrategistas, que veem a empresa como sua, têm uma visão de futuro da organização; são os inovadores.  Por isso, a equação é V = Yn . Isso quer dizer, ao utilizam os talentos da empresa, o valor agregado cresce de forma exponencial.

E você? Em que estágio está? Quer partir para o próximo? Já sabe o que fazer?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s