A desconstrução de uma imagem – Case Sandy Devassa

Quando uma empresa ou uma pessoa constrói uma imagem, é muito difícil ela ser desconstruída e isso também vale quando se desconstrói uma imagem, talvez seja ainda mais difícil, reconstrui-la.

Quando vi o comercial da Devassa com a Sandy, ri muito porque aquilo me gerou totalmente uma “disfunção cognitiva”, isto é, a imagem que tinha da Sandy não batia com o tipo de produto e isso gerou uma total confusão dos meus pensamentos e consequentemente, talvez, até inconscientemente, meu cérebro dizia: “isso é propaganda enganosa! Não compre esse produto! A Sandy nem tem cara de que gosta de beber!”

Tanto que o negócio não vingou que a propaganda não continuou a ser vinculada. Nas entrevistas, a Sandy afirma que não é tão certinha, de que tem seu lado divertido (no dicionário a palavra significa alegre, engraçado, mas não é sinônimo de devassa que é libertina, licenciosa, dissoluta, crapulosa, desregrada).

Eu pergunto, o que tem de mais em se manter com a imagem de certinha que ela construiu? Quem gosta da cantora Sandy, vai continuar adorando.

Faço uma associação com empresas que construiram uma imagem para um determinado mercado e de repente para entrar em um outro mercado, resolvem mudar totalmente sua imagem. E o que acontece? Por não parecer verdadeiro, acabam perdendo os clientes antigos e não ganham os novos.

Talvez, a Sandy esteja fazendo a mesma coisa. Quer atuar em outro mercado e assim, começa a “tentar” criar uma nova imagem. E sinceramente, não precisa mudar, pois é uma excelente cantora e que terá sempre um público cativo.

E pior, sempre digo: às vezes é melhor ficar quieto para não se enrolar mais ainda. Nas entrevistas a fim de justificar sua escolha, ela diz que não gosta de cerveja, mas diz que já tomou um porre (eu já tomei alguns e nem por isso me considero devassa) e afirma que outros artistas como a Xuxa e o casal Angélica e Luciano Huck não usam os produtos que mostram em propagandas.

Outro problema, fale por você, não pelos outros. A assessoria da Xuxa e do casal maravilha (que adoro!) afirmaram que utilizam e provavelmente, ficaram aborrecidos com as declarações da Sandy, queimando seu filme com eles. Ainda mais o Luciano que já fez especiais com ela e o Junior, a convidou para participar do Soletrando.

No mundo empresarial isso acontece quando uma empresa começa a expor seus parceiros ou concorrentes para tentar justificar suas ações. E o que acaba acontecendo? Fica mal visto pelo mercado.

Quantas Devassas você tomou por causa da Sandy? Eu, particularmente, nenhuma, já tenho minhas bebidas preferidas (cerveja já foi uma delas). Agora, se ela fizesse propaganda de produtos mais com a cara dela, por exemplo: livros e produtos educacionais – ela se formou em letras, é articulada, escreve e fala bem, parece estudiosa; eletrodomésticos e produtos para casa – casada com um rapaz que também parece um bom menino e ela parece ser organizada; cosméticos – ela tem a pele linda; acho que eu experimentaria, afinal ficaria muito mais congruente e não me daria essa confusão mental!

Você que possui uma empresa, veja qual a imagem que você passa. Se for do bem, continue a trabalhá-la dessa forma. Se é tradicional, pode até dar um ar mais moderno, mas faça isso com produtos e serviços inovadores e continue a contemplar sua tradição, pois isso dá credibilidade e mantém sua empresa.

Agora, se sua empresa possui uma imagem ruim no mercado, às vezes, nem a melhor agência de propaganda consegue reverter a situação. Por isso, cuide sempre da sua imagem e da imagem de sua empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s