As três caixas da vida

Segundo o escritor Richard Bolles, nossa vida está dividida em três caixas:

1. Caixa da Educação

2. Caixa do Trabalho

3. Caixa da Aposentadoria

Nos treinamentos, quando apresento essas caixas, faço a seguinte pergunta: “Qual caixa que você tem o maior foco hoje?” Será que você consegue descobrir o que todos respondem (ou a maioria)? Obviamente, a resposta é Caixa do Trabalho.

Segunda pergunta: “Quem tem se dedicado à Caixa da Educação?” Alguns respondem que estão estudando, outros dizem que gostariam de estudar, mas não conseguem tempo.

Terceira pergunta: “Quem tem se dedicado à Caixa da Aposentadoria?” Poucos (muito poucos) respondem que sim e ao questioná-los sobre o que têm feito, a resposta é “Previdência Privada”.

Vamos verificar qual a ligação dessas três caixas e a importância de manter atenção sobre todas elas.

Quando somos crianças e adolescentes nosso foco maior é sobre a Caixa da Educação, afinal alguns pais sempre diziam ou dizem: “Você tem que ir bem na escola, afinal você só estuda!”

Depois de ter estudado (ou não), nosso foco vai para a Caixa do Trabalho, afinal é de lá que vamos obter dinheiro para conquistar nossos sonhos (mesmo para “ser” você precisará de dinheiro). E aí começa o desequilíbrio.

Quando Bolles fala da Caixa Trabalho, isso não quer dizer que você só deva trabalhar, mas que você consiga trabalhar de uma forma equilibrada, isto é, conciliar sua vida pessoal com a profissional. Afinal, para que você trabalha? Para conquistar seus sonhos e muitos deles estarão na Caixa da Aposentadoria.

Por isso, devemos pensar na conexão dessas três caixas. Se você só foca nos estudos sem pensar em um trabalho, pode virar um estudante profissional sem emprego.

Se você foca apenas no trabalho sem pensar nos estudos, pode se transformar em um profissional ou empreendedor desatualizado, correndo o risco de ficar para trás, pois sempre haverá alguém buscando aprender mais (não estou falando apenas em estudo formal, mas ler publicações, assistir reportagens, acessar internet é um forma de estudar).

Quando você pensar na Caixa da Aposentadoria deve refletir sobre a forma que tem atuado na Caixa do Trabalho. Pense em sua aposentadoria… o que você deseja fazer? Uma segunda carreira (então tem que estudar hoje), ficar de papo para o ar (então tem que começar a guardar dinheiro hoje), ser voluntário (então tem que começar a se preparar hoje).

Quem você deseja que esteja com você curtindo a aposentadoria? Reflita se você (mesmo trabalhando) tem dado atenção suficiente a essas pessoas? Porque se não estiver, provavelmente, elas não estarão com você no futuro e aí para que ter trabalhado tanto, ter juntado dinheiro, mas se não houver ninguém para compartilhar o que você possui?

A Caixa do Trabalho é o momento crucial que servirá para alcançarmos uma aposentadoria feliz.

Lembre-se que é a época de juntarmos dinheiro suficiente para vivermos bem (afinal você acha que o sistema previdenciário sobreviverá por muito tempo?); de praticarmos exercícios e termos uma boa alimentação para chegarmos saudáveis (de nada adianta ter dinheiro, ser doente e gastar um monte em médicos e remédios); de cuidarmos das pessoas que amamos para curtimos momentos bacanas juntos; de pensarmos em um projeto pessoal (afinal, um dia nossos filhos vão cuidar de suas vidas e pouco precisarão de nós).

Cuide dessas três caixas com muita atenção, pensando no futuro e agindo no presente!

Anúncios

2 comentários sobre “As três caixas da vida

  1. Muito bom esse texto. Nos leva a refletir como estamos cuidando da nossa vida hoje para amanhã colher o que plantamos. Parabéns. É motivador!
    A propósito, posso publicar esse texto no meu blog pessoal? Citando é claro a fonte e o link de origem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s