Você está utilizando sua base de clientes para vender mais?

No mês passado, visitamos uma exposição de arte chamada Drivethru.art (comentei sobre ela nesse post, clique aqui para ler) onde vimos várias obras dentro do carro.

Pagamos R$ 44,80 (com taxa) pela entrada do carro com até quatro pessoas. Se as pessoas não tivessem carro, eles forneciam carros e aí se pagava um ingresso individual que girava em torno de R$ 30,00 por pessoa.

Alguns dias após a visita à exposição, recebi um e-mail de avaliação do evento e na semana passada, recebi um e-mail informando que os prints das obras estavam disponíveis para venda.

Isso é aproveitar a rede de clientes para oferecer produtos ou serviços que aumentem a receita da empresa. Uma lista, como chamamos, “quente”.

E por que “quente”? Porque de alguma forma ou outra, as pessoas que foram apreciam esse tipo de arte. Por exemplo, nós fomos porque nossa filha adora desenhar e curte ver outras obras até para referência.

Talvez, algumas pessoas foram por curiosidade? Pode ser que sim, mas grande parte gosta desse mundo e muitos adorariam ter alguma lembrança desse momento tão atípico de vivemos.

E você? Como tem se relacionado com sua rede de clientes? Primeiro… você tem um cadastro deles?

Nessa pandemia, me assustou o número de empresas que não mantém nenhuma lista e quando tiveram que fechar por conta da quarentena nem sabiam como acessar essas pessoas e isso dificultou muito a venda de seus produtos ou serviços.

Quantos restaurantes que ao migrarem para o delivery tiveram que depender das plataformas de entrega para divulgarem seu estabelecimento ou investirem nas redes sociais para informar que estavam atendendo em outro formato. Porém, isso não gera resultado a curto prazo como necessário, além de um enorme gasto.

Por isso, tenho enfatizado que as empresas devem atuar fortemente com seus clientes, tendo um cadastro básico (nem que seja apenas o Whatsapp).

Torne seus clientes em fãs para que possam indicar para outras pessoas ou fazerem novas compras, isso sempre dá muito mais resultado. Ofereça benefícios, crie uma comunidade para que eles façam parte e se sintam Vip.

Agora, se você é do tipo que apenas vende e não se relaciona verdadeiramente com seu cliente, está perdendo uma grande oportunidade para novos negócios.

Talvez, você já esteja pensando em um sistema para cadastrar seus clientes e digo que isso pode ser bacana, mas não há necessidade em um primeiro momento. Faça uma lista no papel, no Excel ou em qualquer outro lugar, mas faça!!!

Se você não faz, pode ter certeza de que alguém já fez ou está fazendo e aí não adianta se perguntar: “Cadê o cliente?” porque ele já está sendo atendido pelo seu concorrente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s