Esse é um pensamento que se passa na cabeça de muitos empresários e profissionais de finanças empresariais. Parece lógico, mas essa não é a única e melhor forma de se ter mais lucro.
É óbvio que precisamos monitorar constantemente nossos custos e despesas para verificar se não tiveram uma alta nos valores. Por exemplo: sua água não é um custo variável e de repente você percebe que de um mês para outro, o valor aumentou demais. O que pode ter acontecido? Talvez um vazamento ou um desperdício causado pelas pessoas que atuam na empresa e assim, deve se verificar para voltar no patamar anterior.
Ou uma matéria-prima que teve uma alta. Talvez seja momento de buscar outros fornecedores com preços mais adequados e com a mesma qualidade.
Pode ser também, um gasto excessivo com papel sulfite e se verifica que não há necessidade de tantas impressões.
Nesses casos, podemos atuar para baixar o valor dos custos e despesas.
Porém, os valores, muitas vezes, não serão tão relevantes para aumentar a lucratividade.
A forma mais certeira para que isso aconteça é aumentar as receitas, as vendas dos produtos ou serviços da empresa.
Muita gente fala: “Mas, Valeria. Se eu aumentar as vendas, terei um aumento dos custos.”
Na realidade, o que aumentarão serão os custos variáveis que já estão atrelados às vendas. Os custos e despesas fixas continuarão os mesmos e isso quer dizer que estamos otimizando e sendo mais produtivo, pois vai vender mais utilizando o que já se paga.
Você não terá que pagar mais aluguel se as vendas aumentarem, ele continuará sendo o mesmo. Apenas terá que comprar mais produtos para vender e isso é óbvio. Se não tiver produtos, não tem vendas!
E para aumentar as vendas, é necessário fazer um esforço para trazer mais clientes para a empresa, aumentar o ticket médio, aumentar a quantidade de itens que eles compram, diminuir o tempo de recompra e assim, outras estratégias que gerem mais receita.
Por isso, ao invés de ter apenas o foco em cortar despesas e custos, foque no aumento das receitas e assim o lucro poderá se tornar maior.
Porém, nunca se esqueça de sempre fazer as contas para não criar estratégias caras que não irão agregar o valor desejado.