As profissões do futuro. Será?

Quantos de nós já fomos inundados pelas previsões de que milhões de pessoas ficarão desempregadas por causa da tecnologia, pois suas funções deixarão de existir.

Se você pensa que isso é um assunto novo, está muito enganado. Em vários momentos da história, várias mudanças aconteceram no mundo do trabalho.

Quando os carros tomaram lugar das charretes, como ficaram aqueles que faziam a manutenção ou construção delas e outros que cuidavam dos cavalos? Quando houve a revolução industrial com a chegada de máquinas, como ficaram os funcionários que faziam trabalhos manuais?

Com a evolução do mundo, é mais do que natural que muitas funções desapareçam para dar lugar a outras. Por isso, não adianta ficar desesperado, é necessário ação. É momento de se preparar para a mudança.

Segundo um artigo da Infomoney de 20/01/2020, as ocupações abaixo são as mais ameaçadas devido a uma probabilidade muito grande de automação. Por exemplo: muitos supermercados já implantaram serviços de caixa self-checkout, isto é, você passa suas compras pelo leitor de código de barras, coloca seu cartão e faz todo o processo de pagamento e assim adeus operadores de caixa.

Ocupação* n° de trabalhadores Probabilidade de automação 
7. Operador de Caixa823.47697%
1.Assistente Administrativo2.081.93996%
2. Auxiliar de Escritório, Em Geral2.036.57196%
6. Alimentador de Linha de Produção860.74093%
3. Vendedor de Comércio Varejista2.007.04292%
10. Servente de Obras571.66388%
9. Vigilante630.38784%
5. Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais)877.08179%
8. Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental749.66756%
4. Faxineiro1.344.93966%
*Os números ao lado de cada ocupação representam a posição das profissões no ranking de maior número de trabalhadores do país, segundo o estudo da UFRJ. 

Porém, isso não quer dizer que todos ficarão desempregados. Aqueles que tiverem iniciativa e começarem a estudar para ingressar em novas oportunidades terão vagas no novo mercado de trabalho. E principalmente, as vagas surgirão na área de tecnologia.

Muitos vão falar: “Mas fazer uma faculdade é cara e não tenho dinheiro!” Na realidade, muitas das novas profissões nem cursos universitários existem, por isso a busca de cursos livres será uma opção e atualmente vemos vários em plataformas gratuitas ou pagas e algumas com preços bastante acessíveis, por exemplo, Coursera, Udemy e Programaria, ou até no Youtube.

E talvez aconteça de haver vagas e não ter profissionais adequados, assim, se pelo menos o conhecimento básico alguns profissionais tiverem, as empresas terminarão sua formação.

Há várias iniciativas gratuitas para a formação do pessoal de tecnologia, como a 42. Conheça mais sobre o programa https://www.42sp.org.br/

Segundo a Center for the Future of Work e Cognizant, as 20 profissões do futuro (2030) serão:

1.Analista de Big Data

2.Agente de Cyber Attack

3.Especialistas em Experiência do Cliente

4.Voice UX Designer

5.Walker-Talker

6.Analista de Segurança da Informação

7.Gerente de Construção de Realidade Aumentada

8.Gestor de Inovação

9.Especialista em E-commerce

10.Profissionais de Saúde Mental

11.Gestor de Talentos

12.Representante de Vendas Internas

13.Machine Risk Officer

14.Detetive de Dados

15.Facilitador de TI

16.Ethical Sourcing Officer

17.Técnico de Saúde Assistida por Inteligência Artificial

18.Analista de Cibercidade

19.Coach de Bem-Estar Financeiro

20.Chief Trust Officer

E algumas profissões também terão fortes mudanças em seu trabalho com a chegada da tecnologia: médicos, advogados, arquitetos, policiais, corretores de imóveis, pilotos de guerra e contadores.

Por isso, independente do trabalho que você executa, é importante pensar de que forma a tecnologia poderá alterar sua forma de trabalhar e assim, buscar ser proativo e provocar suas próprias mudanças e não engolido pela nova realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s