Mudanças no comportamento do consumidor, das empresas e lideranças

Ontem (29/09/2020), fiz uma aula para líderes de várias empresas sobre vários assuntos e um deles era sobre as mudanças no comportamento do consumidor e consequentemente das empresas e suas lideranças para lidar com esse “novo” consumidor.

São tendências que várias pesquisas trazem que vou apresentar nesse artigo de forma resumida. Nessas tendências podem haver várias oportunidades de negócios para as empresas e os líderes deverão guiar suas equipes para essa nova trajetória.

  1. O digital estará em todas as dimensões das nossas vidas

Muitas pessoas nunca tinham utilizado nenhuma plataforma de comunicação online e não tiveram saída, tiveram que se adaptar às reuniões virtuais e acabaram também utilizando para os encontros pessoais para reunir amigos e famílias.

Também tivemos um aumento de compras online. Em um passado muito próximo, várias pessoas tinham receio de utilizar a internet para compras por questões de segurança. Hoje perceberam quanto podem ganhar tempo e comodidade agindo dessa forma.

O ensino também passou para o digital e quem acreditava que seria impossível aprender ou ter disciplina, percebeu a praticidade desse tipo de modalidade.

2. Consumo mais consciente

A pergunta principal que as pessoas têm feito é: “Preciso disso realmente?”

Isso se deu por duas questões: uma, as pessoas têm buscando uma vida mais simples (isso não quer dizer espartana), de consumo de coisas que realmente são necessárias, sem desperdícios. Outra questão é a queda de renda de muitas famílias e o desemprego ou o medo dele fez também que houvesse uma freada em compras desnecessárias.

Há também uma maior divulgação da economia circular trazendo mais sustentabilidade, reaproveitando o que não se utiliza mais de alguma forma.

Os consumidores estão em busca de marcas cada vez mais sustentáveis e com propósito, mesmo que isso possa ter um preço maior, mas há uma entrega de valor percebida.

3. A importância da experiência do consumidor

Cada vez mais os consumidores estão mais exigentes e trocam de marca facilmente se não se sentirem bem atendidos.

Por isso, empresas que proporcionam uma experiência mais gratificante para o consumidor têm a tendência de fidelizá-los e torná-los fãs, criando sua comunidade.

É importante que todos os canais de venda e atendimento ao cliente estejam interligados para assim termos informações sobre ele e proporcionar assim novas experiências.

4. Maior preocupação com a saúde e qualidade de vida

Cada vez mais vemos pessoas interessadas em aprender a cozinhar para que possam ter pratos mais saudáveis e fugirem de fast foods e alimentos ultraprocessados.

Se não cozinham, buscam empresas ou pessoas que possam atender essas necessidades com fornecimento de pratos balanceados e saudáveis.

Além disso, muitos iniciaram atividades físicas utilizando serviços de profissionais online.

Agora, a maior preocupação é com a saúde mental. Vimos uma aumento considerável de pessoas procurando as terapias, pois o isolamento social, o medo da doença e preocupações financeiras trouxeram mais ansiedade, tristeza e depressão.

5. Mais tempo em casa

Por mais que voltemos a sair com mais frequência, muitos ainda permanecerão em casa, pois o home office veio para ficar, mesmo que não seja todos os dias da semana.

E para isso deverá haver uma reestruturação do espaço físico para um home office de verdade, pois muitos viveram um home office adaptado, sem nenhum estrutura.

Muitas pessoas também descobriram hobbies para fazer em casa como forma de diversão ou terapia.

E além da busca de roupas mais confortáveis (não quer dizer passar de pijama o dia todo) para que possam trabalhar.

Todas essas tendências devem ser analisadas para que assim possamos aproveitar as oportunidades e verificar que mudanças precisamos fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s